sexta-feira, 30 de abril de 2010

Sobre o amor...


Estudando sobre a Teoria das Necessidades Básicas descrita por Maslow, percebi que o amor é algo muito mais forte do que pensamos ou ‘vemos’ no mundo de hoje.
Antes de falar sobre isso, quero explicar um pouco sobre essa teoria. Basicamente, ela diz que o ser humano tem 5 necessidades fisiológicas e psicológicas. São elas: necessidades fisiológicas, de segurança, de amor, de estima e de auto-atualização. Como a que nos interessa mais é a de amor, só vou comentar sobre ela (até porque não é difícil imaginar sobre o que são as outras).
Esse tipo de necessidade é a de “...laços afetivos com os demais; necessita obter um lugar em seu próprio grupo e no mundo. Ser plenamente compreendido e aceito por alguém”. Ele chega a falar até que a falta de amor pode gerar patologias (doenças) graves. Fica claro então como o amor é importante e necessário para nós.
Porém, Maslow diz que há certa hierarquia para que essas necessidades sejam satisfeitas. Uma ordem. Também, uma dessas necessidades pode ser mais predominante no indivíduo (quando ela não é satisfeita, ela domina) e isso o faz modificar seu modo de ver as coisas. Um exemplo, a pessoa cronicamente faminta, vai imaginar que sua vida seria perfeita se houvesse sempre um banquete a sua espera. Logo, se uma necessidade é satisfeita, o indivíduo ‘partiria’ para a próxima em busca de satisfazê-la. E é aqui que quero chegar!
Uma das contradições desta teoria é que se a pessoa, digamos que, recebe amor suficiente, esta necessidade deveria estabilizar e dar espaço a outra. Porém, não é o que ocorre. “Mas o estudo clínico de pessoas sadias, que foram saciadas em sua necessidade de amor, mostram que, embora precisem menos de receber amor, são as mais suscetíveis de dar amor. Nesse sentido, são pessoas mais amantes” (Maslow, 1968, p. 69).
O que eu percebo então disto tudo que aprendemos? Percebo que o amor é algo tão forte, que não pode ser preso. Não é algo que tenha limite. Ele não só atinge uma pessoa, mas também transborda, atingindo outras. As obras do amor não são egoístas, mas estão à disposição de todos, sem distinção.
E o que a bíblia nos fala sobre o amor? O que ele tem a ver com o que Deus quer falar para nós? Perguntaram pra Jesus qual era o mandamento mais importante. Ele respondeu:

O maior mandamento é este: amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.” E continuou: “o segundo é semelhante a este: amarás o teu próximo como a ti mesmo” E concluiu: “Nestes dois mandamentos estão contidos toda a lei e os profetas” É a narração de Mateus 22,34-41 e Marcos 12, 28-34 com pequenas nuances.

Onde está o amor que temos recebido do nosso Senhor? Estamos deixando este amor tão lindo transbordar? Se recebermos amor, não queremos dá-lo a outras pessoas?

Muitas pessoas ainda precisam conhecer/receber deste amor. Estamos sendo instrumento para isso?


Samara Lacerda, 29/04/10

3 comentários:

  1. huuuu otima mensagem q a cada dia vc nos abençoe com mensagens edificantes

    ResponderExcluir
  2. " Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos." (Jo 15:13)

    "Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos deitarão no regaço; porque com a mesma medida com que medis, vos medirão a vós." (Lc 6:38)

    A Bíblia é bem clara, só recebe amor de verdade quem libera amor verdadeiro, do contrário, são só sentimentos disfarçados.

    ResponderExcluir
  3. Que linda mensagem!!! Deus te abençoe e te cada dia mais sabedoria a frente desta liderança... beijos

    ResponderExcluir