quinta-feira, 15 de abril de 2010

O Tempo da Promessa



Js 14:1-15

Quando estamos em obediência a Deus, Ele nos promete uma benção. Aí passa o tempo, continuamos orando, mas já bem desanimados porque a  benção nunca vem. Cansamos de esperar, achamos que passou tempo demais, paramos de orar e até desistimos de crer naquela promessa feita há tanto tempo.

A promessa passa pelo teste do tempo. Mas não é porque Deus se esquece, não é porque o tempo limita o Senhor, não é porque o tempo é uma barreira para Deus. O tempo é um instrumento para aperfeiçoar o homem para receber a promessa.

Calebe guardou uma promessa de Deus por quarenta e cinco anos, um tempo consideravelmente longo, mas algumas coisas foram fundamentai para que Calebe continuasse firme na promessa que lhe fora feita a tanto tempo. Que lições Calebe nos dá?

1 - Guardar as promessas de Deus (Josué 14:6).

Calebe tomou posse da promessa e então projetou sua vida de acordo com a Palavra de Deus. O Senhor lhe fez a promessa (Números 14:22-24) e por 45 anos ele insistiu em crer e foi pela sua perseverança que Deus o abençoou.

2 - Não dar ouvidos às vozes da incredulidade (Josué 14:8).

Existe um inimigo das nossas conquistas, a incredulidade. Muitos tentarão nos convencer que o caminho da fé não nos levará a nada. Calebe não deu ouvidos aos incrédulos. Ele tinha a certeza de que aquele que começou a boa obra a completaria (Filipenses 1:6). A palavra de Deus tem que ter mais valor do que as palavras de pessoas negativas e pessimistas.

3 - Reconhecer o cuidado de Deus (Josué 14:10).

Você seria capaz de esperar 45 anos por uma benção e ainda assim ter um coração agradecido? Calebe reconhecia que o cuidado do Senhor o mantivera vivo e com vigor por todos aqueles anos e ele era grato por isso. Se Deus nos promete uma benção ele nos sustenta e fortalece até o momento determinado para a concretização da nossa benção. Em I Pedro 5:6-7 vemos dois conselhos que nos ajudam a continuar esperando pela bênção.

4 - Ter disposição para lutar pelos sonhos (Josué 14:11).

O monte Hebrom estava cheio de inimigos, mas Calebe estava disposto a lutar contra eles. Muitas vezes pensamos que a fé nos livra das lutas e nos entrega a benção de mão beijada, o que não é bem verdade. Temos que lutar pelo que queremos. A fé nos dá a certeza da vitória, porém, não existe vitória sem luta.

5 - Reivindicar as promessas confiando no poder de Deus (Josué 14:12).

Precisamos ser objetivos, não esperar passivamente que as coisas aconteçam, mas orar e insistir com Deus, confiando não na nossa própria força, mas no poder do Altíssimo. Precisamos ter coragem para pedir (I João 5:14-15) na certeza de que Deus é fiel para cumprir o que prometeu. Para conquistarmos algo é preciso decidir o que queremos e estarmos dispostos a lutar pelo que desejamos.

Precisamos aprender a confiar mais em Deus e não desanimar diante da prova do tempo.

Muitas bênçãos Deus ainda têm para derramar em nossas vidas e pra cada uma delas há um tempo determinado. Não esqueça da promessa, por mais tempo que leve. Enquanto isso contemple o cuidado de Deus sobre sua vida sempre levando em seu coração a certeza de que Ele é fiel (II Timóteo 2:13).

Pense nisso!

E que DEUS abençoe a todos!

"Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre." (Salmos 125:1).

Tiago Genelhu

Um comentário:

  1. Muito linda a mensagem. O blog está muito recheado com instruções de sabedoria. Continue assim, deixando a inspiração do Espírito Santo falar mais alto através de sua vida.

    ResponderExcluir